Os filhos de carpinteiros são revolucionários à centenas de anos, mas existe um na nossa contemporaneidade que é a antítese dessa esperança revolucionária, trata-se de um ditador sanguinário e chama-se Robert Mugabe, o "Crocodilo" que oprime o Zimbabwe.
Este trocidário silencioso destruiu um País em menos de duas décadas, transformou num Inferno um País que tem tudo para ser um Paraíso. Aquando da independência, em 1980, Mugabe herdou um sofisticado e bem infra-estruturado País, onde a classe média negra cresceu rapidamente. Mas esse cenário faz parte do passado. Hoje em dia os zimbabweanos são as pessoas mais tristes do Mundo. A sua economia tem quase metade da riqueza criada há 10 anos. A taxa de desemprego é superior a 80 por cento. Cerca de metade de todos os zimbabueanos são dependentes de ajuda alimentar externa. Cerca de 20 por cento da população está infectada com o HIV/SIDA. O Zimbabwe hoje tem a esperança de vida mais curta do Mundo - 36 anos (quando era de idade 62 em 1990). Como resultado, o País já tem a percentagem mais elevada de órfãos do planeta.
Apesar de tudo isto Mugabe, ajudado pelo pedastra que está a sair da presidência da África do Sul, continua a respirar na savana do Zimbabwe.
domingo, 31 de agosto de 2008
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)

Sem comentários:
Enviar um comentário